Empregador, conheça o que a Lei diz a respeito do Vale-transporte.
1.1 Quem tem direito ao Cartão Vale-Transporte?
Todas as pessoas que possuem vínculo empregatício.
1.2 Como faço para solicitar o cartão?
Usuário: Procure o setor de RH da empresa onde trabalha. Pessoa Jurídica: Clique na aba Vale-Transporte, localizado no cabeçalho da página inicial do site www.rapidodoeste.com.br , para fazer o cadastro da empresa seguido do cadastro dos funcionários. Pessoa Física: Essa opção deve ser utilizada pelas pessoas que possuem funcionários particulares, tais como empregadas domésticas, jardineiros, motoristas, babás etc. O cadastro deve ser feito através do site www.rapidodoeste.com.br, clicando na aba Vale-Transporte localizado no cabeçalho e posteriormente no link "Pessoa Física".
1.3 Fiz meu cadastro e não recebi o e-mail de confirmação e desbloqueio.
Neste caso se sua conta de e-mail tem sistema AntiSpam que exige confirmação para o recebimento de e-mails, peço que desabilite o serviço para os e-mails do sistema Rapidinho. Entre em contato com a Rapidinho (rapidinho@rapidodoeste.com.br) em caso de problemas com acesso.
1.4 Cadastrei meus funcionários no site, mas não aparecem os números dos cartões. Por quê?
Os números de cartões para novos usuários apenas aparecem após a emissão dos mesmo, o prazo é de até 5 dias uteis.
1.5 Como e quando retirar os cartões?
Após o cadastro dentro do sistema feito pela empresa o prazo para a emissão do cartão é de até 5 dias uteis. Os cartões são retirados na agencia da cidade que a empresa reside, (Em caso da empresa se localizar em Cravinhos, Luiz Antônio ou em cidades que não operamos a retirada será feita na agencia da cidade de Ribeirão Preto). Importante que para a retirada da 1° via do cartão do vale transporte, o funcionário precisa levar uma carta de autorização (modelo disponível por via e-mail rapidinho@rapidodoeste.com.br ) feita pela empresa solicitante. A carta tem que ser impressa e entregue na hora da retirada do cartão, não aceitamos virtual.
1.6 Como recarregar o cartão?
A empresa deverá fazer o pedido de créditos pela internet, gerar um boleto bancário e pagar em qualquer agência, de preferência no BRADESCO, pois a compensação será mais rápida. Após o pagamento, damos um prazo de até cinco dias úteis para que os créditos sejam liberados. Após a liberação dos créditos, basta o usuário encostar o cartão em qualquer validador e os mesmos serão transferidos automaticamente para o cartão.
1.7 Como o passageiro poderá acompanhar os créditos que ainda restam no cartão?
Ao apresentar o cartão ao validador dentro do ônibus, o passageiro recebe a informação dos créditos restantes no validador. Em caso de recargas em pendencia consultar por via e-mail em rapidinho@rapidodoeste.com.br informando o nome completo e CPF.
1.8 Meu funcionário já tem um cartão de estudante. Este cartão será reaproveitado?
Não, nesse caso será emitido um novo cartão tipo vale-transporte.
1.9 Meu funcionário já tem um cartão de modalidade COMUM. Este cartão será reaproveitado?
Não, neste caso o usuário deve utilizar o saldo do seu cartão comum e após isso fazer a troca por um cartão de modalidade vale transporte, e a empresa deverá fazer a inclusão do colaborador através do nosso site. A devolução desse cartão tem que ser feita nas agencias mais próximas.
1.10 Como solicitar o bloqueio em caso de roubo ou perda?
O usuário deverá solicitar o bloqueio do cartão, que pode ser feito das seguintes formas: pelo telefone (16) 2102-8721, por via e-mail rapidinho@rapidodoeste.com.br ou comparecendo na agencia da Rodoviária de Ribeirão Preto. O tempo necessário para que o bloqueio seja efetuado depende do horário que ele foi solicitado, pois os ônibus somente recebem as informações do sistema no período da noite, quando retornam para a garagem. Sendo assim, é dado um prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir de quando foi solicitado o bloqueio para que o cartão esteja devidamente indisponível. Caso o bloqueio seja solicitado na sexta-feira, só será efetuado na terça-feira.
1.11 Como solicitar a 2ª via do cartão?
Após efetuar o bloqueio do cartão, procure a agencia da Rodoviária de Ribeirão Preto ou Pontal, portando o CPF original em mãos, no horário das 8:00 às 11:30 e das 13:00 as 18:20 horas, para solicitar a 2ª via do seu cartão. Efetue o pagamento da taxa no valor de R$15,00 reais. Se for solicitado na agencia de Ribeirão Preto o cartão ficara disponível na mesma hora, na cidade de Pontal o prazo é de até 5 dias uteis.
1.12 Quem é o dono do cartão?
O cartão é propriedade do funcionário, já que o mesmo está vinculado pelo seu CPF, o titulas que deverá arcar com todas as responsabilidades sobre as regras de uso e custos de eventuais segundas vias. Quando o funcionário deixar a empresa, deverá levar consigo o cartão.
1.13 Em caso de troca de emprego é preciso fazer um novo cartão?
Não. O cartão permanece com o usuário. Caso o funcionário seja demitido, a empresa deverá inativá-lo no cadastro da empresa no sistema VT WEB CLIENT. Caso ele vá para um a nova empresa, a mesma deverá se encarregar de atualizar o cadastro do funcionário (deverá pedir ao funcionário o número do seu cartão para inserir no cadastro desta nova empresa, a consulta pode ser feita pessoalmente na agencia mais próxima ou via e-mail rapidinho@rapidodoeste.com.br em caso do número do cartão está apagado).
1.14 Quais são as vantagens do Cartão Rapidinho Vale-Transporte?
Para o empregador:
- Caráter não salarial do benefício;
- Dedução no Imposto de Renda;
- Inclusão como Despesa Operacional;
- A concessão do vale-transporte afasta reclamação das horas.
Para o empregado:
- Agilidade e rapidez, pois diminui o tempo de embarque pela alta velocidade de processamento dos créditos eletrônicos;
- Conforto, praticidade e facilidade, já que o valor de todos os Vale-Transporte estará armazenado em um só cartão. Elimina-se o manuseio de dinheiro em papel. O carregamento dos créditos é feito diretamente nos equipamentos embarcados;
- Recuperação de créditos - Em caso de roubo, furto, perda ou extravio, o cartão será bloqueado e os créditos não utilizados, poderão ser reaproveitados em novo cartão;
- Custo de fornecimento do primeiro cartão é gratuito.